Cinco mulheres representam o sul da Bahia na final do Desafio Sebrae no estado
Cinco estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná (Unopar-EAD Itabuna) são as representantes do Sul da Bahia na finalíssima estadual do Desafio Sebrae, que acontece em Salvador, no próximo dia 18, às 19 horas, no Espaço de Eventos Celebration – Caminho das Árvores. Esta é a segunda participação do grupo no jogo, contando, esse ano, com a entrada de Rita Gonçalves em lugar do único homem que integrava a equipe.
Rita de Cássia Nascimento, Jane Araújo, Neusa Freire, Márcia Araújo e Rita de Cássia Gonçalves simularam, durante seis meses, através de um programa disponibilizado pelo Sebrae, a administração de uma indústria e uma loja de distribuição de polpas de frutas. Apresentaram sugestões, firmaram negócios e mostraram competência gerencial, como preparação para concorrer com as demais 19 equipes. “No início não foi fácil. Fomos até para a repescagem, mas conseguimos superar as dificuldades e terminamos em primeiro lugar na nossa chave”, lembra Neusa, destacando que o fato do grupo ser formado apenas por mulheres facilitou a “química” na hora de tomar decisões importantes. “Estamos estudando muito os nossos adversários”, garantem.
As universitárias revelam que, ao ingressar no jogo, a proposta era complementar a carga horária exigida pela instituição de ensino. Mas, logo depois, foram “tomando gosto” pelo desafio e perceberam que aquela seria uma oportunidade de avaliar o quanto estavam bem preparadas para o mercado de trabalho. “A proposta do desafio abre a nossa mente. Descobri coisas que não me achava capaz de fazer”, completa Rita de Cássia. “O conhecimento prático passou a ser um facilitador”, reforça Jane Araújo.
O Desafio Sebrae é o maior business game voltado para universitários do mundo. Estudantes de todo o País, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. O jogo utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, e, ao final de cada rodada de decisão, resulta em pontos para as equipes
A coordenadora do projeto na região, Valdinéia Borges de Jesus, destaca que, além de firmar parceria com o Sebrae para abraçar a ideia do Desafio, algumas instituições da região despertaram o interesse dos alunos oferecendo benefícios e premiações. “O objetivo principal foi disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional”, lembra Valdinéia Borges, destacando ainda que o jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.
Prévia - No semestre passado, durante o período de inscrições, no Sul da Bahia, foi realizado um ciclo de workshops de oratória para todos os candidatos inscritos. Dentre os temas debatidos, destaque para ‘Como transformar sua fala em uma comunicação de impacto’, ministrada pelo consultor e doutor em Comunicação pela Universidade de Québec, no Canadá, Piotr Zalkowitsch. Ele destacou a importância de adequar as formas de comunicação pessoal ao conteúdo das mensagens que se deseja passar nos ambientes corporativos. As oficinas tiveram quatro horas de duração e direito ao certificado.